Golden Retriever

Origem

A busca pelo companheiro canino perfeito para a caça motivou Lord Tweedmouth, em meado do século XIX, na Grã-Bretanha, mais precisamente nas terras altas da Escócia, a cruzar alguns retrievers já existentes na época. 


Retriever vem da palavra inglesa retrieve, que pode ser traduzida como “recuperar” ou “trazer de volta”. Por isso, era importante que, além de obediente e inteligente, o cão “perfeito” fosse dócil, ágil, robusto e bom nadador para buscar as aves aquáticas abatidas.

Como resultado dos cruzamentos, Lord Tweetdmouth alcançou o seu objetivo, e assim nasceu a raça Golden Retriever como conhecemos hoje. 

Temperamento

Dócil, brincalhão e muito carinhoso. Os Goldens podem até assustar pelo tamanho, mas são cães extremamente afáveis. Sociáveis, adaptam-se bem a casas com crianças, outros cachorros e até gatos. A boa sociabilidade do Golden com estranhos não faz dele um bom cão de guarda. Entretanto, o seu afeto o torna em um excelente cão de companhia. 


Além do bom temperamento, eles destacam-se como uma das raças mais obedientes e de fácil treinamento. Com faro e visão apurados, são amplamente encontrados executando trabalhos como cão farejador, cão guia, cão de trabalho, Pet terapeuta e de salvamento..


Muito inteligente, o Golden associa causa e consequência com facilidade. Costuma ser um cão silencioso que late raramente para dar o alarme, caso escute algum barulho atípico.

Tamanho
Machos de 56 a 61 cm e fêmeas de 51 a 56 cm. Pelo padrão AKC - American Kennel Club, machos de 58,4 a 60,9 cm e fêmeas de 54,6 a 57,1 cm.

 

Cor
Qualquer tonalidade de dourado ou creme, nunca vermelho ou mogno. Alguns fios brancos no antepeito são permitidos.

 

Cuidados
Tem pouco cheiro, só dê banhos quando necessário. Escovar uma vez por semana para tirar os pêlos mortos.

 

Base dos dados técnicos
Padrão CBKC n: 111 de 30/4/94 (tradução padrão FCI - Federação Cinológica Internacional n: 111 de 24/6/87), exceto os mencionados como do AKC.

Inteligente, obediente e com vocação natural para o trabalho. Com faro e visão apurados. Eles valem ouro.